Order:
  1.  23
    A realidade como questão em Heidegger e Winnicott.Caroline Vasconcelos Ribeiro - 2005 - Natureza Humana 7 (1):95-128.
    Com este artigo pretende-se investigar como, para Heidegger, o problema da realidade é colocado sem recurso tradicional à intuição interna, ou seja, não é colocado em moldes metafísicos, mas retomado como problema ontológico a partir da analítica existencial do Dasein. Pleiteia-se, também, apontar o quanto a psicanálise winnicottiana nos lega uma forma não metafísica de entender a experiência humana, na medida em que não a reduz a um campo de relações pulsionais entre objetos internos e externos, em que não entende (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  2.  14
    O conceito freudiano de pulsão e o estatuto epistemológico da psicanálise: o olhar de Heidegger e de Ricoeur.Caroline Vasconcelos Ribeiro - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11 (2):300-327.
    Com esse artigo pretendemos examinar duas posições distintas em relação ao conceito metapsicológico de pulsão e à identidade epistemológica da psicanálise. Ao investigar as bases ontológicas da metapsicologia, o filósofo Martin Heidegger encaixa a psicanálise freudiana no rol das ciências da natureza. Para Heidegger, ao usar o conceito de pulsão para descrever as nossas urgências e ímpetos, Freud estaria usando um constructo teórico carregado de uma objetividade não-humana. Ricoeur, por sua vez, advoga que o conceito de pulsão teria o poder (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. O fim da metafí­sica segundo Habermas: ponderações à luz do pensamento heideggeriano.Caroline Vasconcelos Ribeiro - 2009 - Princípios 16 (26):107-134.
    Habermas anuncia em sua obra Pensamento Pós-Metafísico o fim da metafísica enquanto pensamento totalizador e auto-referente que pretende um acesso privilegiado à verdade. A desvalorizaçáo deste modo de pensar culmina na passagem para o que ele denomina de pensamento pós-metafísico, fazendo-se necessário um redimensionamento do papel da filosofia, visto que um novo cenário de pensamento se instaura. O presente artigo pretende problematizar, à luz da filosofia de Heidegger, os pressupostos habermasianos que fundamentam a sua constataçáo do fim da metafísica. Neste (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark